RSS

COLUTÓRIOS


TRICLOSANA E SAIS MINERAIS

            São agentes com propriedade antiinflamatórias, analgésicas e antimicrobianos de largo espectro, com baixa toxicidade, moderada substantividade, adsorção pequena, efetividade aumentada quando associada aos sais de zinco e aos co-polímeros  e capazes de reduzir em cerca de 20% a placa supragengival. Além disso, são bactericida e bacteriostático.
        Eles são indicados para pacientes em geral e, em especial, para aqueles com dificuldade de motricidade e motivação para o controle mecânico da placa.
            O Triclosana, nos colutórios, possuem uma concentração de 0,03%, podendo ser encontrado no Colgate Total Plax.




AGENTES OXIGENADORES

                O peróxido de hidrogênio e o peróxido de sódio são agentes oxidantes na forma de solução oral, que atuam sobre microorganismos anaeróbicos, afetando a membrana lipídica e o DNA, matando-o. Essas substâncias liberam o oxigênio molecular, auxiliando na eliminação de tecidos lesados em ferimentos orais e na limpeza de aftas e pequenas inflamações/lesões da cavidade bucal e gengiva, resultantes de procedimento odontológicos, próteses, aparelhos ortodônticos, ferimentos devido à escova dental ou outras irritações. As principais indicações são GUNA e pericoronarite.
         O uso de colutórios que tem como princípio ativo os agentes oxigenadores podem causar desequilíbrio da microbiota oral, queimaduras e irritação dos tecidos.
                A associação do peróxido com o fluoreto de sódio não substitui a higiene oral convencional, mas auxilia a higiene normal em paciente com aparelhos ortodônticos com dispositivos fixos. Essa junção, também evita o aumento dos índices de gengivite e tendência à hemorragia.
               O Colgate Peroxyl e Amonsan da Oral-B são os enxaguantes que tem os agentes o peróxido de hidrogênio e o peróxido de sódio como base do produto.


COMPOSTO DE AMÔNIO QUATERNÁRIO

                Os compostos de amônio quaternário são agentes catiônicos tensoativos, onde estão incluídos o cloreto de cetilpiridíneo, cloreto de benzalcônico e cloreto benzetônico. Eles atuam no rompimento da parece celular bacteriana de gram-positivos, reduzindo 35% à placa e 21% a gengivite.
                Os produtos com composto de amônio quaternário estão no mercado sob a forma de soluções para bochechos em concentrações de 0,05% ou 0,1%. Como efeitos colaterais, podem causar manchamento dentário, irritação da mucosa; leve sensação de queimação e descoloração da língua; aumento da formação de tártaro; e ulcerações na mucosa.
                Podemos encontrar essas essenciais nos Cepacol, Enxaguatório Bucal Oral B Menta e Johnson & Johnson Reach Anti-séptico.


ÓLEOS ESSENCIAIS

                São derivados compostos fenólicos (timol, clorotimol, eucaliptol e hexilresorcinol) que agem inespecificamente sobre bactérias, não havendo desequilíbrio nem proliferação de microorganismos oportunistas. São largamento utilizados como desinfetantes, antifúngicos e antissépticos, por agirem no rompimento da parede bacteriana, inibindo os sistemas enzimáticos e diminuindo os lipopolissacarídeos e o conteúdo protéico da placa bacteriana.
                Os óleos essenciais são inalteráveis e de baixa substantividade. Posuem efeitos colaterais como sensação de queimação, gosto amargo, lesões nos tecidos bucais e manchas nos dentes. A sua posologia é de bochechar duas vezes ao dia durante 30 segundos.
                O único agente nesta categoria é o Listerine, que é responsável por reduzir 20 a 34% da placa e de 28 a 34% da gengivite. Porém, estudos clínicos apresentaram resultados divergentes como agentes antiplaca, não verificando redução da placa em comparação ao placebo, enquanto outros comprovaram minimização nos escores de placa e gengivite.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.