RSS

COLUTÓRIOS


Os bochechos são classificados de acordo com a geração e a química.
Quanto à sua geração, podem ser:
·                1ª geração, que reduzem o biofilme em 20 a 40%, apresentando uma substantividade reduzida (4 a 6h) e uso de 4 a 6 vezes por dia;
·                 2ª geração, que reduzem o biofilme em até 90%, com elevada substantividade (12 a 18h) e uso 2 vezes ao dia.
         Quanto à sua química, são distribuídos em fluoretados, clorexidina, triclosina e sais minerais, agentes oxidantes, composto de amônio quartenário, e óleos essenciais.

FLUORETADOS

        Os Fluoretados são os agentes de maior sucesso para a prevenção de cáries, além de apresentar valor no controle da placa supragengival. Em adequadas concentrações, atuam como agentes antibacterianos, condição esta que varia de acordo com o microorganismo específico, a concentração do íon fluoreto, pH e duração da exposição, estando relacionada ao acúmulo e metabolismo das bactérias e à presença do íon estanho na composição.
     O Fluoreto estanhoso apresenta maior característica antiplaca, onde o uso frequente pode causar fluorose, alterações de paladar, manchas nos dentes e até mesmo, óbito.
      Os bochechos com indicação semanal é recomendado para pacientes que estão exposto a água de abastecimento sem flúor ou com teores de fluoretos abaixo da concentração indicada (até 0,54 ppm de Flúor), que exibem CPOD médio maior que 3 aos 12 anos de idade, e que tem baixa exposição a dentrifícios fluoretados devido a condições sociais e econômicas desfavoráveis. Aconselha-se bochechar 10 ml de solução por um minuto.               
        Os enxaguantes bucais que apresentam flúor como princípio ativo são Colgate Fluorgard, Jonhson & Johnson Reach com Flúor e Colgate total plax com triclosana.

CLOREXIDINA

        Os colutórios a base de clorexidina, que são detergentes catiônicos na forma de sais de digluconato da família Bisbiguanidas, atinge bactérias gram-positivas e negativas, fungos e leveduras. Eles atuam na flora cariogênica, são eficazes em caso de gengivite, e impedi a formação de placas. Isso se deve a alterações na aderência microbiana, ao aumento da permeabilidade celular com rompimento da bactéria ou coagulação, e precipitação dos constituintes citoplasmáticos.
        A clorexidina não deve ser aplicada como agente profilático e sim, como terapêutico em paciente com periodontite, sendo usado até se obter o controle da doença.
     O uso prolongado de enxaguatórios com essa substância pode causar manchas nos dentes e nas restaurações, e também aumento dos depósitos de tártaro supragengival, devendo ser removidas através de limpeza periódica pelo profissional.
    Os bochechos com clorexidina é classificada como sendo da 2ª geração, apresentando uma substantividade de 12 horas, e melhores características de eficiências, estabilidade e segurança. Essa substância é encontrada no Periogard, Noplak e Perioxidin.



  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

1 comentários:

Unknown disse...

Se for publicar alguma coisa, pesquise se está de maneira correta. Colutório é uma terminologia usada apenas para medicamentos. E essas figuras que foram postadas são enxaguatórios bucais, que são cosméticos.

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.